FGV Conhecimento lança Raio X da Responsabilidade Social no Brasil

O estudo destaca a evolução do conceito no Brasil e sua importância econômica. A publicação busca fomentar a reflexão sobre práticas de responsabilidade social no país.

Institucional

Por:

Equipe do Prêmio

O Fórum de Responsabilidade Social da FGV Conhecimento, iniciativa que se dedica a promover debates, estudos e ações voltadas para a redução de desigualdades e para a valorização de práticas de responsabilidade social, lançou, durante o III Seminário Responsabilidade Social, o estudo Raio X da Responsabilidade Social: panorama brasileiro. A publicação tem como objetivo apontar alguns aspectos relativos à ideia de responsabilidade social e sua repercussão no Brasil, fazendo referência às questões econômicas e conceituais em torno do assunto.

O próprio conceito de responsabilidade social transformou-se ao longo do tempo, de acordo com o desenvolvimento da sociedade e com os modos de produção que passaram a trazer novas demandas, cada vez mais complexas e qualificadas. Se ele nasce ligado à ideia de assistencialismo, atualmente é reconhecido como pilar fundamental também da economia, na medida em que requer a articulação integrada de entes privados, públicos e de toda a sociedade.

O estudo pretende fornecer as bases para a reflexão sobre o tema, em um primeiro esforço no sentido de melhor compreender o estado da arte das práticas de responsabilidade social no Brasil.

Baixe o arquivo pelo botão abaixo:

download